
Quem Somos
Eleitas pelo PSOL com 39.175 votos, as Juntas Codeputadas formam a primeira mandata coletiva e feminista a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A mandata coletiva é uma experiência política inovadora. É a ideia de coletividade, que vai de encontro à ideia velha e antiga de individualismo na política, trazendo o senso de coletividade na participação política.
Uma participação política de pessoas diversas, de diferentes raças, gêneros, classes sociais. De diversidade nesses espaços, que ainda hoje são majoritariamente brancos, misóginos e machistas. Usamos o termo ‘Mandata’ como uma reivindicação e desobediência à uma gramática misógina que coloca o masculino numa posição de privilégio hierarquizado, para demarcar a referência feminista e para provocar a sociedade a refletir sobre a baixa presença de mulheres nos espaços políticos.
Isonomia, diálogo, horizontalidade e transparência são princípios que norteiam as relações e práticas entre as codeputadas e equipe. A presença das Juntas na Alepe simboliza uma mudança estético-política que ainda está em curso.
Somos muitas, estamos juntas e queremos ser mais.Carol Vergolino
Jornalista, feminista e mãe. Realizadora do audiovisual, militante da cultura em Pernambuco. Já integrou o Conselho Estadual de Cultura. Membra da partidA, do Mulheres do Audiovisual de Pernambuco e do coletivo "Agora É Com A Gente". Faz luta e política com afeto, se conectando a mais e mais pessoas, na construção de uma mandata coletiva dentro da ALEPE.
Jô Cavalcanti
Filha de pai feirante e mãe empregada doméstica. Cresceu nos morros de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. É mulher, feminista, negra, mãe, moradora da periferia do Recife, ambulante, militante do SINTRACI (Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Informal) e coordenadora nacional do MTST (Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Teto). Junto com as demais codeputadas, está todo os dias caminhando lado lado com a sociedade civil na construção da mandata coletiva das Juntas na ALEPE.
Joelma Carla
Nascida em Bom Jardim e moradora da cidade de Surubim, Joelma conhece de perto a realidade da vida no interior. Militante feminista, bisexual e defensora das políticas públicas para a juventudes, através do IPJ – Instituto do Protagonismo Juvenil e do Fórum de Juventude do Estado de Pernambuco. Membra do Coletivo de Mulheres Independentes de Surubim, do RUA Juventude Anticapitalista e da Rede LGBTI do interior de Pernambuco. Foi candidata a vereadora em Surubim aos 18 anos. Atualmente está cursando Letras pela UFRPE e faz curso técnico em Biblioteconomia pelo Estado.
Kátia Cunha
Professora da rede estadual de ensino, hoje codeputada, formada em educação física pela UPE. Militante feminista, lésbica e participante ativa da luta sindical. Defensora das políticas públicas voltadas para uma educação igualitária e valorização docente. Integra a mandata coletiva das Juntas voltada integralmente para os interesses do povo pernambucano.
Robeyoncé Lima
Nascida e criada na comunidade do Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife, é bacharela em direito pela UFPE, técnica administrativa pela mesma universidade e atualmente codeputada das Juntas. Como primeira advogada trans do estado de Pernambuco, se tornou militante nas pautas LGBTQIA+, negra e feminista. Membra da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero, e da Comissão de Igualdade Racial, ambas da OAB-PE. Gosta de estudar as Leis e as Línguas e é também dançarina amadora.
2º Edital de fortalecimento e formação de rede de lutas em Pernambuco,
finalmente de volta em 2021, após o enorme sucesso em 2019!Transparência
Confira os detalhes de nossas emendas
Cartilha 2020
Nós das Juntas desenvolvemos uma cartilha com tudo que a gente aprendeu sobre como gerir uma candidatura coletiva, e todas as nossas conquistas como mandata. Vem ler!
Canal oficial
Confira o canal oficial de notícias e vídeos informativos das Juntas!
Nosso Trabalho
Saiba mais sobre nossa ação a nível estadual
Mais Posts
Assembleia Legislativa de Pernambuco
Anexo I – Gabinete 304
E-mail: juntas@alepe.pe.gov.br
Telefone: (81) 3183-2261 | (81) 3183-2418